Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Ensino Fundamental em Florianópolis”
A pesquisa mapeou atividade de mídia-educação, que vem sendo feitas em escolas de Ensino Fundamental de Florianópolis, o estudo foi realizado em duas etapas. A primeira consistia em um mapeamento geral que teve por objetivo identificar os trabalhos realizados, assim como conhecer algumas de suas características.A segunda etapa mostra a importância de que professores e gestores compreendam que os processos de mídia-educação devem levar em conta tanto o uso (consumo), quanto à análise crítica (leitura) e o uso como de expressão (produção). Nos dias de hoje, a mídia participa em grande medida de formação das pessoas principalmente de jovens e adolescentes.
O uso dos meios de comunicação como ferramenta de apoio ao processo ensino-aprendizagem, já faz parte da realidade de milhares de professores e alunos. A partir da aproximação das mídias e tecnologias com a educação podemos trabalhar com as linguagens das novas gerações, provenientes da sociedade tecnológica digital. O que talvez não esteja claro para a sociedade e também para as escolas é como utilizar as tecnologias em benefício do ensino e de aprendizagem, os professores precisam apropriar das tecnologias para então as incorporar à sua prática pedagógica. É preciso uma mudança de cultura e que as escolas, junto com os professores e alunos estejam inseridos na sociedade digital, o trabalho que se faz hoje é que nós professores integre a tecnologia ao currículo. Não adianta a escola ter vários recursos tecnológicos, se não houver uma metodologia de trabalho e projeto pedagógico, temos que aproveitar a tecnologia disponível e mudar a nossa maneira de pensar sobre como ensinar.
Nós professores da Educação Infantil, estamos nos aprimorando e fazendo uso dos recursos tecnológicos que tem na nossa escola: DVD, Data Show, Rádio, Câmera digital, computador entre outros.
O curso Proinfo Integrado vem trazendo muitos benefícios para o uso dessas tecnologias, percebe-se que com o uso da tecnologia os alunos demonstram maior motivação, tornando a nossa aula divertida, atrativa o que resulta em uma aprendizagem mais significativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário